Bruna Schmitz, a estrela do mar
Bruna Schmitz começou o ano de 2012 na França e em 15 dias já havia passado pela China e pelo Chile antes de chegar ao Brasil para visitar a família.
Se você acha que é muita movimentação para uma pessoa só, para Bruna é rotina.
Surfista profissional desde os 13 anos, Bruna Schmitz está acostumada a viver na estrada ou no ar — desde que esteja indo para perto das ondas. Nascida em Salto do Lontra, no interior do Paraná, Bruna aos 9 anos foi morar em Matinhos, no litoral do mesmo estado, onde acabou abraçando o surfe. “Foi tudo muito rápido.
Com 11 anos comecei a competir e aos 13 ganhei meu primeiro campeonato profissional”, conta.
Hoje com 21 anos, Bruna Schmitz diz já ter conhecido todos os paraísos do surfe do mundo. Os seus preferidos são as ilhas Mentawai, na Indonésia, e a Nova Caledônia, arquipélago que fica perto da Oceania.
No ano passado, ela posou para a edição de biquínis da revista americana Sports Illustrated e foi eleita pela publicação como uma das atletas mais bonitas do mundo. Este ano Bruna vai competir na divisão de acesso do WCT feminino.
Entevista
Como você começou a surfar?
No verão de 2000, meu irmão me inscreveu em uma escolinha de surfe que tinha na cidade, eu comecei a aprender e me apaixonei.
No meu aniversário de 10 anos ganhei minha primeira prancha.
E sua primeira competição, como foi?
Eu tinha 13 anos e meu patrocinador na época me convidou para participar de um campeonato Pro Junior, em Maresias.
O prêmio era uma viagem para o Havaí. Nem minha mãe nem meu agente puderam ir comigo, então fui sozinha e, quando ganhei, não acreditava, liguei para a minha mãe e só chorava.
Como foi posar para a Sports Illustrated?
Quando meu agente me contou que eu ia fazer as fotos, fiquei bem tranquila, até porque não sabia o que era a revista.
Comentei com umas amigas que moram no Havaí e elas ficaram surpresas, falaram que a Sports Illustrated era conhecida no mundo inteiro, então comecei a ficar com medo e me perguntando: “Por que eu?”
O ensaio foi feito no Canadá, em Banff, e era incrível. Eu brinco que foi uma semana de rainha, o lugar era muito lindo.
E a equipe e o fotógrafo foram ótimos, me trataram muito bem. Eu só fiz o que eu realmente queria.
E as fotos para a VIP?
Foram demais! O fotógrafo é muito bom, ele me guiava, falando o que queria que eu fizesse.
Eu ficava meio constrangida por ter pouca roupa, mas depois quando ele me mostrava como tinha ficado eu via que estava maravilhoso. Eu adorei.
E o que você acha de ter sido eleita uma das atletas mais bonitas do mundo?
Eu não penso que isso vá acrescentar alguma coisa na minha carreira esportiva. Acho legal, mas não fico maravilhada com o título.
Veja mais ensaios com lindas gatas!
Você vive viajando e namora. Como é conciliar as duas coisas?
Eu namoro há cinco anos, ele também é surfista [o francês Jeremy Flores, que está no WCT deste ano] e também compete, então é mais fácil do que parece.
A gente viaja muito e hoje eu penso que é bem fácil estar com ele do que seria se eu namorasse alguém do Brasil.
Quem são seus ídolos no esporte?
Meu namorado e a surfista australiana Stephanie Gilmore.
Via VIP.