Fotos da Casa Branca destruída por dentro na década de 40
Depois de décadas de má manutenção, a Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos em Washington, teve seu interior destruído e reconstruído entre 1949 e 1952.
O edifício foi construído entre 1792 e 1800, e estava em perigo de colapso no final da década de 1940, durante o mandato de Harry Truman. O então presidente foi obrigado a deixar a Casa Branca durante os 3 anos de reforma. O custo total do projeto de reconstrução foi de cerca de U$ 5,7 milhões.
Na época uma comissão no Congresso sugeriu a demolição do prédio para dar lugar a um novo, mas o presidente defendeu a permanência do projeto original. “Talvez fosse mais econômico do ponto de vista financeiro destruir o prédio para reconstruí-lo completamente”, declarou Truman ao Congresso em fevereiro de 1949. “Ao fazer isso, no entanto, seria destruído um edifício de importância histórica no crescimento da nação.”
O Arquivo Nacional dos Estados Unidos disponibilizam algumas imagens em seu flickr mostrando o processo de reconstrução da Casa Branca.
Via G1.