Game ironiza bueiros do Rio no Facebook
Jogo ‘Desafio Rio Boom-eiro’ foi desenvolvido em dois dias e seu título foi inspirado no game ‘Pitfall!’, do console Atari 2600.
As explosões de bueiros no Rio de Janeiro que ocorreram nos últimos dias serviram de inspiração para uma jovem produtora de games carioca criar um jogo no Facebook. Chamado de “Desafio Rio Boom-eiro“, o título, de acordo com os criadores, foi lançado na noite de quarta-feira (6) e, até as 13h desta quinta (7), já tem mais de 5 mil acessos na rede social.
“Estamos sempre acompanhando as notícias e o caso das explosões dos bueiros nos chamou a atenção”, conta Rubens Blajberg, sócio e fundador da Playerum, que criou o game, ao G1. “Em dois dias, usando a ferramenta Flash, desenvolvemos o jogo”.
“Desafio Rio Boom-eiro”, segundo Blajberg, foi inspirado no game “Pitfall!”, lançado para o console Atari 2600 em 1982. “A mecânica é comum nos games e, hoje, andar no Rio de Janeiro é igual em ‘Pitfall!’, pois temos que tomar cuidado para não cair nos buracos dos bueiros”, afirma.
No título da Playerum, o jogador deve utilizar as setas do teclado para se deslocar da esquerda para a direita e saltar pelos bueiros abertos. O desafio aumenta quando os bueiros explodem e o fogo queima o personagem principal ou a tampa do bueiro cai em cima do herói. O usuário tem três chances para fazer o percurso mais longo, mas, se cair no buraco, é game over. Há um ranking on-line que mostra os usuários que percorreram o caminho mais longo.
A Playerum, que tem pouco mais de um ano, desenvolve atualmente advergames para o mercado publicitário e games para redes sociais, mas os sócios já trabalham na criação de jogos para smartphones, que devem ser lançados dentro de quatro meses. “Sentimos falta de jogos com temática nacional. Na época das eleições em 2010, lançamos no Facebook “Tomatocracia”. Nele, o jogador escolhia o Serra ou a Dilma e podiam jogar tomates neles. O jogo teve mais de 30 mil acessos e mais de 1 milhão de tomates foram jogados [contra os políticos]”, conta Blajberg.
Fonte: G1.com.br