O Efeito Droste
Mise en abyme é aquilo que o nome aponta: imagens cuja composição é tão multiplicada dentro de si mesma, que nos perdemos a olhar para elas e somos colocados em abismo. Encontre aqui as melhores fotografias feitas na rede que utilizam o efeito droste.
Conhece as pastilhas de chocolate holandesas Droste? Fazem algum sucesso, principalmente na quadra natalícia. Este chocolate centenário está, no entanto, principalmente associado a um efeito visual que, na verdade, tem centenas de anos de história: o efeito Droste, ou mise en abyme.Trata-se do efeito da multiplicação que vemos quando numa imagem aparece uma pequena versão da mesma no seu interior, que por sua vez, tem outra miniatura no seu interior e assim sucessivamente.
Teoricamente, este efeito duraria até ao infinito, já que existiriam sempre versões reduzidas de uma determinada imagem dentro da própria imagem. No entanto, numa imagem real, o efeito só pode ser utilizado três ou quatro vezes, até que deixemos de conseguir distinguir os elementos da imagem. Num espaço físico este efeito consegue-se pela colocação de um espelho em frente de outro. Existem imagens famosas feitas a partir do efeito Droste, como a publicidade deste chocolate em 1904, mas também outras declinações do mise en abyme, como no quadro “As Meninas” de Velasquez.
Nos dias que correm e com a fotografia digital, as possibilidades são imensas e existem tutoriais de photoshop na rede que permitem a qualquer um usar esta técnica, da forma que bem entendem. As fotografias que se seguem foram manipuladas digitalmente e representam o melhor se faz na internet, quanto ao que droste diz respeito: desde relógios e flores em espiral e inúmeras multiplicações dentro de molduras.
Fonte: Obvius
Segue aí: @JuniorChioratto