Os carros-conceito mais incríveis já criados – e que serão produzidos
Listamos as supermáquinas que logo poderão ganhar lugar nas garagens dos amantes de motor:
Ferrari XX K
Michael Schumacher não está mais na casa italiana, mas a marca tem talento de sobra nos pilotos da escuderia para poder criar um dos automóveis mais espetaculares e emocionantes da história, a FXX K, a versão hiperesportiva da superesportiva LaFerrari. Como aconteceu em meados da década passada com o modelo Enzo, a Ferrari criou um carro com tecnologias desenvolvidas na Fórmula 1 em seus genes, inclusive os famosos sistemas de recuperação de energia das freadas que ajudam na aceleração (daí o K do nome).
A tecnologia não é nada mais do que uma bateria que armazena eletricidade e a converte em um boost de cavalos quando o motorista o exige. Com isso, o sistema de propulsão híbrido da FXX K produz 1.050 cv. Entretanto, mais impressionante que a potência do motor é o design da carroceria, com suas linhas e apêndices aerodinâmicos. São mais de 300 km/h de velocidade máxima, menos de três segundos de zero a 100 km/h e 540 quilos de downforce a 200 km/h.
Lamborghini Asterion
Quando a marca italiana dava sinais de continuar no bem-sucedido caminho dos automóveis com motor central, ela deslumbrou o mundo com este impactante cupê híbrido apresentado em Paris, um rival digno da LaFerrari e do Porsche 918.
Infelizmente, os diretores não confirmaram a chegada do modelo à linha de produção. A marca tem tudo à disposição para fazê-lo, pois a unidade motriz é composta por um motor V10 a gasolina e três propulsores elétricos, com 910 cv no total. O zero a 100 km/h é atingido em três segundos, a velocidade máxima é de 320 km/h. No modo elétrico, o carro pode rodar 50 quilômetros a até 125 km/h.
Aston Martin Vulcan
James Bond deve estar muito aborrecido com o MI6 por ter dado a ele um DB10, e não este superesportivo. Liderada por Marek Reichman, a marca britânica apresentou um cupê que se afasta completamente do que se poderia acreditar ser um modelo de produção em série. Limitado a 24 unidades, o Vulcan se tornará o Aston Martin mais espetacular e potente da história, com um motor de 800 cv construído totalmente em fibra de carbono.
É necessário muito tempo e algumas voltas em torno dele para poder apreciar os detalhes do design, da enorme entrada de ar frontal para refrigerar o motor V12 até os faróis de LED e o aerofólio herdado diretamente dos Astons de corrida.
Bentley EXP 10 Speed 6
O mundo do superluxo se une ao do alto desempenho para produzir um cupê de dois lugares como este, cheio de classe.
A marca sediada em Crewe (Inglaterra) oferece um dois lugares superior ao Continental GT, que explora ao máximo os conhecimentos dinâmicos do Grupo Volkswagen (Lamborghini, Porsche, Bugatti, Bentley e Audi) para criar uma máquina que se tornará um carro de coleção. Fiel à tradição da Bentley, o modelo apresenta tapeçaria de couro em praticamente todo o habitáculo.
McLaren P1 GTR
Não foi o alvoroço que se esperava o lançamento do P1, um superesportivo de 900 cv. Mas isso não desanimou a marca para reviver a legenda do F1 GTR, que em seu ano de estreia (1995) conseguiu a vitória nas 24 Horas de Le Mans.
Agora, longe de poder lutar pela coroa na prova de resistência mais famosa do mundo, a McLaren lançou o P1 GTR, um carro para track days (não tem permissão para rodar nas ruas) que, além de receber um kit aerodinâmico espetacular, é 50 quilos mais leve do que o P1 normal, tem 10% a mais de downforce e 1 mil cv gerados pela unidade motriz.
BMW 3.0 CSL Hommage
Todos os anos, a marca de Munique aproveita o espetacular glamour do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, para apresentar um carro-conceito que rende homenagem a um grande modelo do passado. Desta vez foi o cupê 3.0 CSL, fabricado entre as décadas de 60 e 70.
Este modelo é um dos mais lembrados por suas conquistas nas pistas do mundo e por ter sido escolhido por artistas como Roy Lichtenstein, Frank Stella e Alexander Calder para fazer a coleção BMW Art Cars. A dianteira é uma homenagem a um vitorioso carro de corrida, que retoma as fitas em forma de X colocadas sobre os faróis para evitar que a lâmpada fosse destruída, enquanto a parte traseira exibe um enorme aerofólio reinterpretando o imenso spoiler que equipava o CSL. O interior conserva esses toques do passado, como os bancos em forma de concha.
Audi TT Clubsport
À primeira vista parece um R8, mas na verdade é um irmão mais velho do TT, que graças a um grande trabalho de redesenho e de engenharia tornou-se um autêntico bólido de corridas. O impressionante kit aerodinâmico, que inclui um enorme aerofólio traseiro no estilo dos carros de GT3, contrasta com a elegância e o cuidado do interior, mas nunca deixa de lembrar que estamos no comando de uma máquina de 600 cv, pronta para engolir as curvas de qualquer circuito de corrida.
Via GQ.