8 referências escondidas (mas nem tanto) na série Stranger Things
Os fãs dos clássicos dos anos 1980 estão em polvorosa com o lançamento da série Stranger Things, da Netflix. A obra dos irmãos Duffer, também criadores de Wayward Pines, traz a história do misterioso desaparecimento de um garoto em uma pacata cidade dos Estados Unidos. O clima nostálgico deixa tudo parecendo um filme da Sessão da Tarde de oito horas.
A ambientação impecável e a trilha sonora, que inclui os sintetizadores do duo S U R V I V E e clássicos como The Clash e David Biowie, só melhoram a experiência. Mas a especialidade da série Stranger Things é mesmo nas referências às obras de Stephen King, Steven Spielberg e John Carpenter. Veja algumas delas:
1. Uma Noite Alucinante
Uma Noite Alucinante (1983) é uma referência obrigatória a qualquer obra que se prontifique a fazer uma homenagem aos anos 1980. O clássico do terror trash de Sam Raimi (que ganhou duas continuações, um remake e uma série) aparece em um poster pendurado na casa dos Byers.
2. O enigma de outro mundo
Outro poster presente na série é o do filme O enigma de outro mundo (1982), clássico paranoico do mestre John Carpenter. E as referências explícitas não param por aí. Quando as crianças ligam para a casa do professor de ciências para receber instruções sobre como construir um tanque de privação sensorial às dez da noite, é este o filme que o professor está assistindo.
4.Poltergeist
O primeiro episódio já deixa clara a homenagem a Poltergeist, quando Joyce surpreende o filho com um ingresso para o filme, o qual ele havia sido proibido de assistir. O que a mãe não imaginava é que sua própria vida ganharia os contornos do clássico de 1982 ao se comunicar com o filho desaparecido através de um portal aberto na parede de sua casa.
4. Carrie, a estranha
Stephen King ficaria orgulhoso da personagem Eleven de Stranger Things. Isso porque a jovem de cabeça raspada da Netflix carrega as mesmas características de duas personagens do autor: das obras Carrie, a Estranha e A Incendiária. No decorrer da história, o lado telepático de Eleven sugere que Carrie é uma inspiração maior já que, apesar de fofas, ambas podem fazer coisas terríveis quando provocadas, além de terem sido criadas por pais superprotetores.
5. Alien x Predador
O monstro sem rosto que assusta os habitantes de Hawkins tem um pai. Na verdade, mais de um. Além de combinar o design das criaturas dos dois primeiros filmes da franquia de Alien (de 1979 e 1986), o bichão imita o tilintar aterrorizante feito pelo Predador (1987), que você pode ouvir abaixo se quiser ficar com medo:
6. Star Wars Episódio V: O Império Contra-ataca
Lançado três anos antes dos acontecimentos da série, em 1980, o clássico de George Lucas está presente em quase todos os episódios. Seja através das comparações dos poderes mentais de Eleven com o mestre Yoda, na aparição do próprio Yoda como boneco de Mike ou nas referências do personagem Lando Calrissian, a saga de Lucas se mostra um hit entre os adolescentes dos anos 1980.
7. A hora do pesadelo
Toda vez que Eleven entra no tanque de privação sensorial é o Freddy Krueger que está evocando — metaforicamente, pelo menos. Afinal, a tática que a série e o clássico de 1984 usam para acessar outras dimensões é bem semelhante e envolve a confiança em uma outra pessoa para que um desperte o outro quando alguma coisa dá errado.
8. Os Goonies
Apesar da situação na série ser bem mais séria do que no clássico Os Goonies, de 1985, em ambas as obras o inocente espírito aventureiro juvenil está presente. Eles são corajosos e dispensam a ajuda de adultos. Como afirmou o site Vulture, não resta dúvdias de que os garotos da série e do filme ficariam felizes em jogar juntos uma partida de D&D.
Via Galileu.